A caixa d'água que corre risco de desabamento em um condomínio na Zona Sul de Porto Alegre já apresentou o mesmo problema há três anos. As rajadas de vento de até 60 km/h que atingiram a Capital na quinta-feira (2) fizeram a estrutura de 30 metros, que está vazia e desativada, balançar.
O estremecimento da caixa d'água foi registrado em vídeo por moradores do condomínio, que ficaram assustados com o fato. O Corpo de Bombeiros e a prefeitura foram acionados para verificar a estrutura e o local chegou a ser isolado.
A Defesa Civil recomendou que os moradores saíssem dos apartamentos e buscassem abrigo em casas de parentes ou amigos pelo menos até segunda-feira (6). Em 2020, 240 moradores do Condomínio Jardim Paraíso, localizado na Rua Rudy Osmar Auler, no bairro Restinga, precisaram deixar suas casas pelo mesmo motivo.
Na época, a Caixa Econômica Federal, a construtora Dalmás, responsável pela obra, e a Defesa Civil avaliaram a caixa-d'água e decidiram solicitar um parecer do fabricante do reservatório. Procurada pela reportagem, a Dalmás informou que o caso de 2020 resultou em processo judicial que transitou em julgado.
Na sentença, o magistrado e o perito judicial apontaram que a responsabilidade não seria da construtora e que a causa do problema seria a falta de manutenção pelos beneficiários e pelo condomínio. A Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade da Capital encaminhou um engenheiro para analisar a estrutura nesta sexta-feira (3).
Segundo a Defesa Civil da Capital, o local não tem uma administração formal do condomínio, e por isso não foi feita a manutenção da caixa d'água. Em nota, o órgão informa que os moradores ainda não deixaram o local e, caso a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura consiga ajustar a construção, talvez a evacuação não seja necessária. O texto afirma também que "A situação continua a ser acompanhada de perto pelas autoridades competentes".
Veja a nota da prefeitura
CASO RESERVATÓRIO DE ÁGUA - JARDIM PARAÍSO
A Defesa Civil de Porto Alegre, em parceria com o Corpo de Bombeiros, respondeu a uma ocorrência no condomínio Residencial Jardim Paraíso, localizado no bairro Restinga, na noite de quinta-feira, 2.
O chamado foi motivado pela preocupação dos moradores, que observaram um reservatório de água balançando e aparentando risco.
Imediatamente as autoridades isolaram a área e orientaram os moradores a evitar circular no local, também foram solicitadas providências urgentes às secretarias responsáveis, uma vez que a edificação não possui condomínio constituído nem administração para lidar com a situação, o que gerou a falta de manutenção na estrutura.
A Defesa Civil, em coordenação com os Bombeiros, encaminhou um pedido de vistoria técnica à Secretaria do Meio Ambiente (Smamus), que confirmou a necessidade de manter o isolamento da área.
Ações que incluem o acompanhamento e notificação do condomínio e dos moradores, avaliação sobre a remoção ou demolição da estrutura da caixa d'água estão entre as medidas que serão avaliadas, assim como a desocupação dos imóveis.
A situação continua a ser acompanhada de perto pelas autoridades competentes.