Mais imagens que vão compor o trecho de 750 metros do muro da Mauá, entre o fim da linha do Trensurb e estacionamento do Cais Embarcadero, foram conhecidas. As telas começarão a ser colocadas na estrutura de concreto a partir desta quarta-feira (20).
Estas imagens foram construídas a partir da inteligência artificial. O trabalho é assinado pelo diretor de arte, Guilherme Caneschi, que usou programas Midjourney e Adobe Firefly para gerar as ilustrações.
Uma delas mostrará uma projeção de Porto Alegre do ano de 2100. Essa imagem será instalada na entrada do Cais do Porto, onde, a partir desta quarta-feira, ocorrerá o South Summit.
Em outro painel, o assentamento de colonos durante a criação da capital gaúcha é retratado. Aliás, a presença de açorianos está bem marcada.
A chegada dos portugueses já será destacada, como a coluna divulgou na sexta-feira. Uma cuia com um clássico Grenal e o Laçador assando churrasco também.
A mais curiosa, porém, é a imagem de uma açoriana descendo de skate as paredes do Centro Administrativo Fernando Ferrari. Esse é um pensamento que todos que conhecem o prédio-sede de secretarias do governo do Estado faz, mas que só com rappel é possível executar.
O Hotel Majestic - onde funciona a Casa de Cultura Mário Quintana - o Parque da Redenção, e personagens gaúchos como Lupicínio Rodrigues, Caio Fernando Abreu e Elis Regina também serão retratados.
Revitalização do Muro
O projeto de revitalização do muro é das empresas Sinergy e HMidia. Desde junho de 2021, ele é decorado com imagens durante aproximadamente quatro meses.
Essa revitalização é uma solução provisória à estrutura. Dentro do contrato de concessão que o governo do Estado está realizando para o Cais Mauá, uma das propostas é a demolição da estrutura de concreto.