A nova fase dos painéis que decoram o Muro da Mauá, no Centro Histórico, já foi definida. Para coincidir com o South Summit - evento de tecnologia e inovação, que será realizado nos armazéns do Cais de 20 a 22 de março -, a inteligência artificial será utilizada.
A ideia é criar uma visão revolucionária da cidade, mergulhando nas raízes, na cultura e na história de Porto Alegre. Os painéis começarão a ser instalados a partir de quarta-feira (20).
Ao todo, serão oito imagens que serão instaladas no muro. Elas levam a assinatura do designer Guilherme Caneschi, que utilizou as aplicações de inteligência artificial Midjourney e Adobe Firefly para gerar os layouts.
Uma das telas simula a chegada dos açorianos. Em outra, o Laçador aparece assando um churrasco. Já o maior clássico de futebol do Rio Grande do Sul foi transportado para dentro de uma cuia.
Além destas, estão previstas imagens de uma imigrante açoriana descendo de skate o prédio do Centro Administrativo do Estado Fernando Ferrari. Mais perto da entrada do Cais Embarcadero, uma imagem mostrará uma ideia de Porto Alegre no ano de 2100.
Outra promessa de Caneschi é trazer imagens curiosas para quem tiver um contato mais próximo com as telas. Essa possibilidade será melhor identificada por quem estiver caminhando pela região.
Revitalização do Muro
Dentro do projeto de adoção do Muro da Mauá, a cada quatro meses - aproximadamente - a temática é alterada. Na primeira etapa, o muro trouxe curiosidades e registros históricos sobre a fundação do "porto dos casais". Na última mudança, dez personagens da cidade foram escolhidos para terem suas imagens estampadas nas paredes da estrutura de concreto. Além deles, 25 empresários tiveram suas fotos divulgadas. Eles foram escolhidos pelo destaque no cenário de inovação no Rio Grande do Sul.
A revitalização do Muro da Mauá é uma solução provisória à estrutura. Dentro do contrato de concessão que o governo do Estado está realizando para o Cais Mauá, uma das propostas é a demolição da estrutura de concreto.