A Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) homologou o reajuste da travessia hidroviária de passageiros entre Triunfo e São Jerônimo.
A tarifa sofrerá aumento de 7,5%. O bilhete passará de R$ 4 para R$ 4,35. Foi levado em consideração o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
O reajuste foi proposto pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) e precisava passar por aval dos conselheiros da Agergs. A última vez que a passagem da travessia havia sofrido alteração foi em agosto de 2021.
A Metroplan ainda não informou a partir de quando o aumento passará a valer. Duas empresas realizam a travessia: Navegação Bom Jesus e Eça Belisário.
O projeto de ponte entre os dois municípios é aguardado há 60 anos. O governo federal está realizando a contratação para realização dos estudos sobre a travessia sobre o Rio Jacuí, na BR-470.
Um estudo de viabilidade já definiu o traçado. A ponte ficará mais ao leste em relação a onde hoje passa a balsa. Além da construção da estrutura sobre o rio, será preciso unir com asfalto a BR-470, etapa que também está prevista no projeto.