Desde sexta-feira (8), as obras na BR-116, em Esteio, estão quase paradas. Ao todo, 117 trabalhadores estão com salários atrasados.
Segundo Alfredo Gonçalves, diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Construção de Estradas do Rio Grande do Sul, os operários não receberam ainda os vencimentos de novembro. Também não foi paga a primeira parcela do 13⁰ salário.
Eles são ligados à empresa Avensi, que é subcontratada pelo consórcio BR-116 Norte, formado pela MAC Engenharia, Sogel Construtora, ETERC Engenharia e Iguatemi Consultoria e Serviços de Engenharia.
A Avensi executa a duplicação do viaduto do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. As obras começaram em julho.
A coluna conversou com o diretor-presidente da Avensi. O português Francisco Fernandes informa que o consórcio deve ao menos R$ 1,6 milhão para a empresa.
Ele reconhece que enfrentou problemas na apresentação da documentação, mas que os valores referentes aos meses de julho e agosto já estariam aptos a serem liberados.
- Se não recebemos, não temos como pagar os trabalhadores - diz Fernandes.
A assessoria do consórcio BR-116 Norte informa que os pagamentos não ocorreram porque ainda há problemas de documentação que não foram resolvidos. Uma reunião com o sindicato dos trabalhadores está agendada para esta segunda-feira (11), a fim de se buscar uma solução para o impasse.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informa que os pagamentos estão em dia e que vai apurar essa situação.
Melhorias na 116
Este é um contrato de R$ 392 milhões - valores de 2014 - que prevê uma série de ações em 38,5 quilômetros e tem prazo de vigência - inexequível, diga-se de passagem - de três anos.
Em São Leopoldo estão ocorrendo a duplicação da ponte sobre o Rio dos Sinos e a construção de novos viadutos com a RS-240. O trecho de Esteio deverá receber a maior quantidade de novas obras, principalmente na região do Parque de Exposições Assis Brasil. Canoas terá um cruzamento por baixo da BR-116, próximo do Conjunto Comercial. Estão previstas também construções de ruas laterais e implantação de terceira faixa, inclusive em viadutos.