Totens de 4 metros de altura começaram a surgir em Porto Alegre nos últimos dias. Cobertos por lona preta, podem ser identificados na orla do Guaíba, no Parque da Redenção, na Rodoviária, nas Avenidas Borges de Medeiros e Salgado Filho, entre outros lugares.
De acordo com o comandante da Guarda Municipal de Porto Alegre, Marcelo Nascimento, as dez estruturas são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Segurança. Elas vão monitorar espaços públicos e atender a população em situação de emergência.
Munidos de sistema de inibição por meio de luzes de sinalização, botão de emergência, videomonitoramento, alto-falantes e microfones, os totens estarão ligados ao Centro Integrado de Comando (Ceic). Qualquer pessoa poderá se comunicar com os atendentes ligados à Guarda Municipal.
Os totens são à prova de disparos de arma de fogo e intempéries. A intenção é minimizar a ação de vândalos.
Os equipamentos são da empresa Helper Tecnologia de Segurança. Eles serão locados pelo período de um ano, ao custo de R$ 2,34 milhões. O contrato foi assinado em setembro.
Os 10 pontos
Orla do Guaíba (trecho 1), orla do Guaíba (trecho 3), Largo Glênio Peres, POP Center, viaduto Otávio Rocha, Elevada da Conceição, Praça Mal. Deodoro, Parque Farroupilha - em frente ao Auditório Araújo Vianna -, Rodoviária e Avenida Salgado Filho.
Primeira vez
O sistema foi implementado pela primeira vez em Porto Alegre no ano passado. Dois totens, avaliados em R$ 50 mil, foram doados ao município pela empresa DGT. Eles foram instalados no Largo Glênio Peres e Praça da Alfândega.