Aguardado para ser apresentado no próximo mês, os estudos e projetos do prolongamento da Rodovia do Parque até Portão vão atrasar. O motivo: a mudança de traçado pela qual a estrada passou.
O planejamento inicial apontava para uma ampliação pendendo para Oeste, após a região do Rio dos Sinos. Agora, a ideia é trazê-la mais para leste, seguindo quase que uma linha reta, a partir de Esteio.
O novo traçado, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), também passa por menos propriedades. As empresas Magna e Enecon estão realizando as avaliações. Pelo novo cronograma, a etapa de estudos preliminares ocorrerá até maio de 2024. O desenvolvimento do projeto básico se dará até outubro. O projeto executivo é a última etapa e será realizada entre novembro e dezembro.
O próximo passo é avaliar a documentação, propor alguma alteração e concluir a fase de estudos. Ainda no ano de 2025 a licitação para a realização da obra poderia ser realizada.
Uma análise preliminar aponta que o trecho ampliado terá entre 15 e 20 quilômetros e custará em torno de R$ 1,5 bilhão. As obras seriam executadas num prazo de três anos.
Traçado original
O principal motivo para a estrada ter sido pensada com uma curvatura mais para Oeste, em direção a Nova Santa Rita, era se aproximar da área onde se planejava construir um novo aeroporto internacional a ser batizado como 20 de Setembro. O projeto idealizado em 2009 ganhou alguns estudos, mas jamais decolou e perdeu sustentação com as melhorias implementadas no velho Salgado Filho a partir da concessão à Fraport.