A chuva vai retornar com intensidade na região sul do Brasil no final de semana. O alerta foi feito pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cenaden) e pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).
Entre sexta-feira (6) e domingo (8), a instabilidade poderá trazer pancadas de chuva e altos volumes de água. O Centro Integrado de Gerenciamento de Risco e Desastres de Santa Catarina já alertou a Defesa Civil do Rio Grande do Sul.
Apesar bacias hidrográficas do Rio Grande do Sul estarem praticamente normalizadas, o alerta é reforçado para a região do Rio Uruguai, que pode sofrer elevação de nível nos próximos dias em decorrência das chuvas na divisa com Santa Catarina.
A maior concentração de chuva é prevista para domingo, quando é estimado 120mm em 24 horas, em uma bacia já comprometida, carregada e com calado reduzido. Há risco de enxurrada.
O Chefe da Casa Militar no Rio Grande do Sul informa que a Sala de Situação do governo já identificou o risco. O coronel Luciano Boeira ressalta também para grandes volumes de chuva para a metade norte do Estado, que poderá ter concentração de até 300mm nos próximos três dias.
- Haverá um impacto no médio e baixo Uruguai, mas não será num primeiro momento. Deverá haver impacto para a região dos rios Taquari e Antas novamente, além do Litoral Norte. A atenção está voltada para essas regioes - destaca Boeira.
Ele alerta que o Rio Taquari poderá ficar acima da cota de inundação, mas nada parecido com o que ocorreu no início de setembro. O sub-chefe da Defesa Civil, coronel Marcus Vinícius Oliveira informa que as prefeituras já foram comunicadas e deverão ser expedidos alertas.