Três equipes de mergulhadores contratados pela Corsan estão atuando nos pontos de captação de água nas cidades de Bento Gonçalves e Guaporé, na Serra; Lajeado e Encantado, no Vale do Taquari; e Triunfo, na Região Metropolitana. Eles estão trabalhando para desobstruir as redes que tem galhos ou outros materiais impedindo o funcionamento por causa das enchentes que ocorreram no Rio Grande do Sul.
Segundo a Corsan, Triunfo e Lajeado estão sem abastecimento. Em Guaporé, 5,8 mil residências estão sem água. Em Encantado são 2.650 casas. Já em Bento Gonçalves são 200 unidades habitacionais.
A medida foi adotada devido a urgência da situação. Os profissionais são chamados sempre que há obstrução de sucção de bombeamento de rio. O trabalho dos mergulhadores começou na terça-feira (5). A projeção é que o serviço seja finalizado ainda nesta quinta-feira (7), se as condições climáticas permitirem.
No método normal de atendimento, o conserto ocorreria após o nível dos rios baixar para que as bombas sejam retiradas da água para que conserto seja realizado. Porém, segundo a Corsan, esse procedimento é mais demorado.