Um prédio do governo federal, na Avenida Farrapos, será direcionado para o programa Minha Casa Minha Vida. A confirmação veio a partir de publicação no Diário Oficial da União desta quinta-feira (17).
A Secretaria do Patrimônio da União declarou o Edifício Alles, no bairro Floresta, de interesse público. A destinação do imóvel poderá ser feita às entidades que apresentarem propostas.
No local, até 2018, funcionava o Laboratório Nacional Agropecuário. A intenção é oferecer os 80 apartamentos para execução de projeto social para atender a população de menor renda.
Desde 27 de maio, 80 famílias do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas ocupam o prédio. Segundo o grupo, os ocupantes vieram de bairros da periferia de Porto Alegre.
Em junho, representantes do grupo estiveram na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul pedindo que o imóvel tivesse essa destinação. Na ocasião, o grupo informou que o prédio abriga desempregados e moradores de regiões como Morro Santana, Vila Amazônia, Sarandi e também da Região Metropolitana de Porto Alegre.
O edifício tem área de 2,3 mil metros quadrados. Em 2022, o governo federal chegou a incluir o prédio em uma lista de 113 imóveis a serem vendidos em um feirão.
Em 2018, reportagem de GZH já apontava para a degradação que a Avenida Farrapos passava, com diversos prédios desocupados. Na ocasião, a insegurança e a crise eram apontadas como motivos para a saída de comerciantes da região.