As novas paradas de ônibus de Porto Alegre poderão trazer mais segurança para as mulheres. A empresa que está fazendo a instalação pela cidade apresentou uma novidade.
O projeto piloto da empresa Eletromídia, chamado de “Guarded Bus Stop”, consiste em oferecer companhia para mulheres desacompanhadas, que aguardam ônibus durante à noite. Ele foi testado em 2023 na cidade paulista de Campinas (veja, abaixo, o vídeo promocional da campanha).
Um sensor instalado no painel eletrônico ao lado da parada identifica a falta de companhia e propõe uma chamada de vídeo para a mulher que aguarda no local. Disposto com câmeras e microfone, o painel permite uma conversa em tempo real com um atendente, que promete manter a ligação até o momento em que o ônibus da passageira chegar.
Em junho, a campanha ganhou troféu de bronze no Cannes Lions, festival de publicidade que ocorre na França. As cidades de Campinas - com 20 equipamentos -, São Paulo - com 70 - e Rio de Janeiro - com 10 - serão as primeiras a receberem o projeto de forma permanente.
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana entrou em contato com a Eletromídia para pedir que a ação também seja adotada em Porto Alegre. As tratativas iniciaram há algumas semanas.
Esse contrato das novas paradas de ônibus não tem custo para a prefeitura. O concessionário faz a gestão e a contrapartida de prefeitura é a permissão de uso de publicidade. A empresa confirma que as conversas estão ocorrendo, mas ainda não prevê quando ela será iniciada na capital gaúcha, pois ainda depende da avaliação da primeira fase de implantação.
"Porto Alegre é uma cidade com a qual a Eletromídia desenvolveu uma parceria muito positiva a longo prazo e, por isso, a capital gaúcha está mapeada para as próximas fases — que acontecerão a partir da consolidação do projeto escalonado. A própria prefeitura de Porto Alegre já está em contato conosco com o objetivo de viabilizarmos a execução", informa nota da empresa.
Até 2027, Porto Alegre terá 1.507 novos pontos de ônibus. Desses, todos eles poderão contar com estes painéis. Até maio, a empresa já havia instalado 208 pela cidade.