A prefeitura publicou nesta terça-feira (9) o resultado da primeira etapa do leilão de concessão da iluminação pública de Canoas. Quatro grupos de empresas apresentaram proposta na última sexta-feira (5).
Os investimentos no projeto estão estimados em R$ 110 milhões, distribuídos ao longo dos 24 anos de vigência do contrato. O leilão está marcado para o dia 16, na sede da B3, em São Paulo.
Se candidataram os consórcios Ilumina Canoas, Luz de Canoas, Canoas Luz, e IP Canoas. As propostas financeiras de cada uma só serão conhecidas na semana que vem. Se ao menos duas tiverem a documentação adequada haverá disputa por leilão.
A projeção é de que os mais de 30 mil pontos de iluminação da cidade sejam modernizados em até 16 meses após a assinatura do contrato. O pagamento será feito de acordo com o desempenho dos serviços prestados e o alcance de metas contratuais.
Com a PPP, a expectativa da prefeitura é de reduzir em mais de 60% os gastos do município com iluminação pública, ampliar a segurança nos espaços públicos, reduzir o impacto ambiental e ampliar a oferta de serviços no período noturno.
A concessionária deverá ainda desenvolver e implantar projetos de iluminação cênica em 14 locais escolhidos pela prefeitura, com destaque para prédios históricos e pontos turísticos, e de iluminação especial em praças e parques.
Os estudos que embasaram o edital foram conduzidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em parceria com o consórcio de consultores Accenture e M&P Sociedade de Advogados.