Perto de completar uma década de portas fechadas, o Teatro Túlio Piva não será mais reaberto em maio. A casa de espetáculos da Rua da República, no bairro Cidade Baixa está em obras desde 2020, mas os trabalhos foram suspensos por causa da pandemia.
Em fevereiro do ano passado, a reforma foi retomada, com previsão de finalização em janeiro de 2023. O prazo foi alterado para maio, que também não será cumprido.
A Opinião Produtora é a responsável pelo espaço. Segundo a empresa, o novo adiamento ocorreu porque questões estruturais "que não estavam na planta" precisaram ser resolvidas.
O prédio está sendo reconstruído e terá ampliação. Atualmente, 60% dos trabalhos estão finalizados. Estão sendo investidos R$ 7,5 milhões na obra.
Pelo novo prazo, a reforma será finalizada até setembro. De acordo com a Opinião Produtora, neste mesmo mês já será possível abrir as portas para o público voltar a frequentar o espaço.
Quase dez anos
O prédio está fechado desde 2014, quando foram identificados problemas estruturais no imóvel. A prefeitura - dona do teatro - promete reabri-lo desde 2017.
Em 2019, a Opinião Produtora venceu uma concorrência que permitiu reformar e explorar o auditório Araújo Viana. Caberia à ela, também, cuidar do Túlio Piva. A empresa poderá administrar os dois espaços até junho de 2031.
Inaugurado em 1970 de forma provisória, foi o primeiro teatro de responsabilidade do município. Em 1999, recebeu o nome de Túlio Piva, em homenagem ao músico gaúcho.