O público vai precisar esperar. A reforma do Teatro de Câmara Túlio Piva, em Porto Alegre, necessitará de mais tempo para ser entregue.
Localizado na Rua da República, no bairro Cidade Baixa, a casa de espetáculos está fechada desde 2014. Na ocasião, foram identificados problemas estruturais no imóvel.
Desde então, alternativas estão sendo buscadas para reabrir o espaço cultural. A prefeitura - dona do teatro - promete reabri-lo desde 2017.
Em 2019, na mais recente tentativa, a Opinião Produtora venceu a concorrência que permitiu reformar e explorar o auditório Araújo Viana. Caberia à ela, também, cuidar do Túlio Piva. As obras chegaram a começar em 2020, mas a pandemia atrapalhou os planos.
Em fevereiro de 2022, os trabalhos foram retomados. Havia previsão de que as obras seriam entregues nas primeiras semanas de 2023.
Porém, esse prazo foi novamente alterado. A reforma só será finalizada, agora, em maio do ano que vem. A Opinião Produtora, porém, confia que seja possível entregar a reforma até janeiro do ano que vem.
Um dos motivos do atraso foi a identificação de que uma parede lateral da plateia não tinha fundações. O problema foi percebido no momento das escavações que estão sendo feitas no terreno.
Depois da obra pronta, o teatro será reaberto imediatamente, juntamente com uma cafeteria. Caberá à Opinião Produtora administrá-lo até 2029. Externamente, o teatro terá 7 vagas para estacionamento.
Primeiro palco
Inaugurada em 1970 de forma provisória, em um antigo depósito de automóveis, a estrutura foi o primeiro teatro de responsabilidade do município, e está diretamente ligada a história cultural de Porto Alegre. Ao passar por reforma, em 1999, o espaço recebeu o nome de Túlio Piva, em homenagem ao músico gaúcho que ganhou destaque ao compor sambas com o sotaque daqui.
Com 215 lugares, e mesmo como uma estrutura cênica com problemas, o palco sempre foi importante para o desenvolvimento de grupos e espetáculos porto-alegrenses. Ele era acessível a todos os artistas, pois a sua ocupação ocorria a partir da publicação de editais, o que garantia apresentação de espetáculos locais, com um bom público na plateia.
Além de estimular a cena local, o Túlio Piva recebeu por vários anos, e edições, o Porto Alegre Em Cena, hoje, um dos maiores festivais de teatro da América Latina. Recebeu shows e apresentações internacionais como o espetáculo "Os Vilões de Shakespeare" do dramaturgo e ator inglês Steven Betkoff. Entre 2009 e 2014, o público ultrapassou a marca de 120 mil pessoas. Com o fechamento, outros espaços, como o Teatro Renascença, tiveram que absorver a demanda do Túlio Piva.