Quem passa pela Avenida Juca Batista, desde o final de abril, percebeu uma nova obra que está sendo realizada na via da zona sul de Porto Alegre. As placas de concreto das paradas de ônibus entre a Estrada da Serraria e a Avenida Edgar Pires de Castro estão sendo substituídas.
Por causa disso, os motoristas enfrentam estreitamente de pista, o que acaba ocasionando congestionamento. Essa intervenção é a continuidade de uma recuperação estrutural no asfalto da avenida realizada em 2021.
A avenida tem 34 paradas de ônibus. Destas, 13 foram construídas do zero há dois anos. Outras duas passaram por reparos.
Agora, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) deu autorização para a reconstrução de outras 19 paradas. Desse total, nove delas estão no sentido centro/bairro. Outras dez estão do lado oposto.
Em 2021, cada parada era construída individualmente. Agora, a obra de reconstrução está ocorrendo em mais pontos, de forma concomitante. Segundo a Smsurb isso ocorre para que seja possível ganhar tempo de execução e reduzir o prazo de entrega dos serviços.
Parte delas será demolida para ser reconstruída do zero. Outra parte poderá passar por reparos. Essa análise será feita a partir de uma avaliação técnica.
O concreto existente nestas paradas é do início dos anos 2000. Dessa forma ele precisa de intervenção, pois a vida útil do material chegou ao fim.
Cinco delas já foram demolidas no sentido centro-bairro. A reconstrução ocorre por lotes porque reconstruir uma a uma é mais demorado e causa mais transtornos. A conclusão das obras é prevista para final de julho.
Estão sendo investidos R$ 7,89 milhões neste trecho de 4,6 quilômetros. Além da troca do pavimento de concreto ocorre também a execução de rampas de acessibilidade, implantação de bocas de lobo e limpeza da rede atual.