A Companhia Carris Porto-Alegrense está abrindo seleção para a contratação de 89 motoristas. O processo seletivo tem caráter emergencial, segundo divulgou a empresa.
O edital será publicado na sexta-feira (24). As inscrições ocorrerão até 1º de abril. A prova prática deve ocorrer em 11 de abril. Os interessados precisarão ter CNH categoria D ou E. Também é requisito ter o ensino fundamental completo.
A inscrição é gratuita. Interessados deverão procurar a sede da Carris, localizada na Rua Albion, no bairro São José.
Do total de 89 vagas, oito serão destinadas para pessoa com deficiência (PCD). Outras 16 serão oferecidas para afro-brasileiros. O salário mensal é de R$ 3.155,20.
Em 2022, a Carris realizou um plano de demissão voluntária (PDV). Do total de funcionários que se inscreveram procurando o desligamento, 145 eram motoristas e 120 cobradores.
A diretoria da compania alerta que a contratação será por tempo determinado. A empresa está em processo de venda.
De acordo com a Secretaria Municipal de Parcerias, o edital de privatização deverá ser publicado no segundo semestre. A expectativa da secretária Ana Pellini é ter o contrato assinado com o vencedor até o fim do ano.
A empresa que oferecer o maior valor de compra ficará responsável pela administração das linhas de ônibus e será proprietária do terreno da Carris. Mas ela terá um ano para decidir se pretende permanecer com a área.
Se quiser, poderá devolver para a prefeitura, que irá vendê-lo separadamente. Se ficar com o terreno, pagará outorga por 10 anos. Se desistir do imóvel, o tempo de repasse de valores diminui para cinco anos.