Após quatro meses de análise, a prefeitura de Porto Alegre divulgou o resultado do chamamento público para credenciamento de empresas para compartilhamento de bicicletas. A empresa M1 Transportes - dona da Tembici e atual operadora do sistema - atendeu aos requisitos exigidos e continuará ofertando seus serviços.
Ela se compromete a oferecer 100 estações espalhadas pela Capital. Desse total, 91 já estão liberadas para implantação. As outras nove passarão por análise, pois são locais que precisam de avaliação técnica complementar por estarem, por exemplo, em áreas verdes.
No total, a cidade chegará a mil novas bicicletas disponibilizadas. Além das convencionais, serão ofertados veículos elétricos e outros específicos para crianças.
O vínculo será assinado nas próximas semanas. A partir dessa data, a empresa terá seis meses para disponibilizar os novos pontos e bicicletas.
- O uso da bicicleta na cidade tem aumentado e nossa intenção com a ampliação de 410 para 1.000 bicicletas é oferecer ao porto-alegrense alternativas para que possa usar o modal -, destaca o secretário municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), Adão de Castro Júnior.
Além da M1 transportes, o consórcio Mobilidade Compartilhada - formado pelo Grupo Imobi, E-Moving e Bike Fácil - também demonstrou interesse na prestação do serviço. Entretanto, o grupo decidiu refazer sua proposta em nova oportunidade.
- Um dos aspectos da nossa análise, diz respeito à localização das estações. No processo de avaliação, solicitamos às empresas informações complementares e alguns ajustes em relação aos pontos, pois é natural que ocorra o interesse exatamente no mesmo local. Neste contexto, para evitar uma sobreposição, o consórcio Mobilidade Compartilhada optou por reavaliar os locais de seu interesse e isso acaba sendo positivo pois teremos uma melhor distribuição da oferta na cidade com a inclusão de novos pontos -, comenta o coordenador de Planejamento da SMMU, João Paulo Cardoso Joaquim.
Outras empresas interessadas também poderão ser incorporadas. Segundo dados disponibilizados pela Tembici, 488.789 viagens foram realizadas entre janeiro e junho deste ano. Atualmente, Porto Alegre tem 41 pontos para aluguel e 410 bicicletas ofertadas.
- Adotamos o chamamento público por credenciamento para expandirmos a rede de prestadores de serviços, uma vez que não há competição, ficamos desobrigados quanto a restringir o número de contratados. De acordo com o edital, a administração pode estender o prazo para recebimento de propostas, ampliando ainda mais a relação de interessados no projeto -, ressalta o secretário municipal de Administração e Patrimônio, André Barbosa.
O sistema deve possibilitar ao usuário a devolução da bicicleta na mesma estação onde a retirou ou em qualquer outra da mesma rede credenciada. Além disso, deve operar todos os dias da semana no horário compreendido entre 6h e 22h.