A partir da definição do vencedor do leilão de cinco rodovias estaduais, já é possível calcular quanto os motoristas de carros pagarão em pedágio para se deslocar entre Porto Alegre e Caxias do Sul no trecho concedido. Se todos os prazos forem cumpridos, o consórcio Integrasul assume a gestão das estradas em outubro.
Quando isso ocorrer, o pedágio de Portão, que hoje cobra R$ 6,50 para os carros que passam no sentido Interior-Capital, passará a ter tarifa de R$ 9,83. Posteriormente, quando a praça for transferida para São Sebastião do Caí, ela passará a fazer a cobrança nos dois sentidos.
O contrato, que ainda será assinado, estipula que os novos pedágios já poderão cobrar tarifa a partir do 13° mês. Ou seja, já em novembro de 2023 os veículos já poderão ter que passar por novas cancelas, em em São Vendelino. Os valores estipulados de tarifa para carros é de R$ 8,50.
Dessa forma, a viagem entre as duas cidades, que hoje custa R$ 6,50 na ida e na volta, passará para R$ 36,66. As tarifas ainda passarão por correção, com base na inflação, no momento em que as cancelas começarem a funcionar, em outubro, e por nova correção 12 meses depois.
Para quem não quiser arcar com os valores, a alternativa segue sendo a BR-116, que resulta em uma viagem um pouco maior (cerca de 20 minutos mais lenta), mas sem cobrança de pedágios.
Diga-se de passagem que a nova concessão trará investimentos aguardados há décadas pelos usuários das rodovias. Ao todo, serão R$ 3,4 bilhões de investimentos. Das obras previstas, estão 119,4 quilômetros de duplicações e 53,96 quilômetros de terceiras faixas, que deverão ser executados até o sétimo ano da concessão.
Porém, como só houve um interessado no leilão, não foi possível ter disputa. Sendo assim, o valor de desconto proposto pelo consórcio vencedor foi pequeno - de apenas 1,3%.
Quando a CCR ViaSul venceu o leilão da freeway e mais três rodovias, em novembro de 2018, o desconto foi de 40%. Já o grupo Sacyr ofereceu deságio de 54%, em dezembro de 2020, quando venceu a disputa pela RS-287.