Um dos tipos de controladores eletrônicos da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) - usados para coibir o excesso de velocidade - está sendo retirado das ruas de Porto Alegre. Desde segunda-feira (8), as lombadas eletrônicas não fiscalizam mais o trânsito.
De acordo com a EPTC, o contrato com a empresa Kopp Tecnologia chegou ao fim no domingo. O vínculo foi assinado em 2016, e chegaria ao fim em setembro de 2021.
Porém, os equipamentos seguiram em funcionamento registrando os veículos que passavam em excesso de velocidade pelos pontos de aferimento. O contrato chegou a ser renovado, em caráter extraordinário, até março de 2022.
Dessa forma, a prefeitura pode concluir a licitação que estava em andamento. O contrato já foi homologado e a ordem de inicio foi dada no início desta semana. A mesma empresa foi a vencedora. Os equipamentos terão funcionalidades diferentes - como, por exemplo, visualização da via em tempo real -, o que está motivando a substituição de todas as lombadas eletrônicas.
A expectativa da EPTC é que as 29 lombadas eletrônicas, como a da entrada da Trincheira da Ceará, serão instaladas em até 40 dias. Elas vão fiscalizar 55 faixas de tráfego.
Os controladores registram fotos dos motoristas do transporte coletivo que passarem acima de 30km/h nos corredores de ônibus fiscalizados. Nas demais vias, as lombadas variam entre 40 e 60km/h de limite de velocidade.