O conselho de administração da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) dará posse ao novo diretor-presidente da estatal nesta quarta-feira (5). A cerimônia está marcada para as 14h e ocorrerá em formato virtual.
O nome de Luiz Fernando Záchia (MDB) foi apresentado pelo governo do Estado há uma semana. Na segunda-feira (3), ele deixou a Secretaria de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, que coordenou durante aproximadamente um ano.
O processo tramitou em tempo recorde, o que demonstra a rapidez com que o governo do Estado pretendia que a indicação fosse concluída. O nome de Záchia foi aprovado pelos servidores da EGR, Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Secretaria Estadual dos Transportes e Casa Civil.
Caberá ao novo diretor-presidente concluir o processo de extinção da estatal, atendendo pedido do governador Eduardo Leite. A EGR coordena a conservação de 14 rodovias estaduais por meio de cobrança de pedágio. A Secretaria Extraordinária de Parcerias Estratégicas, do governo gaúcho, espera realizar, no ano que vem, os leilões que repassarão os trechos pedagiados para a iniciativa privada.
O advogado Marcelo Gazen, se despedirá do comando da EGR, cargo que ocupa desde abril de 2021. Na sua gestão coordenou a fiscalização de contratos e executou melhorias como a implantação de pista 100% automática em todas as praças.
Foi no seu período como diretor-presidente que a EGR equiparou os valores de pedágio nos moldes utilizados pelo governo federal, onde é cobrado o valor por eixo dos veículos.
- Saio do governo como entrei, pela porta da frente e com a certeza de que executei um trabalho profissional e sério, dentro dos padrões éticos e da boa administração. Agradeço imensamente a oportunidade que me foi confiada pelo Governador Eduardo Leite e pelo Secretário Juvir Costella, grandes líderes que tenho orgulho de ter trabalhado - destaca Gazen.
Especialista em licitações, contratos públicos, concessões e Parceria Público-Privada (PPP), ele informa que se dedicará à iniciativa privada. Gazen também foi secretário Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Porto Alegre na gestão de Nelson Marchezan.
A estatal chegará ao seu quinto diretor-presidente. Ela já foi comandada por Urbano Schmitt, Nelson Lídio Nunes, e Luiz Carlos Bertotto. A EGR foi criada em 2013, após o fim dos contratos de pedágio que vigoraram por 15 anos no Rio Grande do Sul.