Um veículo usado por traficantes terá um melhor destino em breve. A ação está sendo possível por causa de um programa do governo federal, que permite a transferência, em definitivo, de bens apreendidos.
A Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas está doando um Ford Fusion - ano 2013 - que foi apreendido durante ação policial. A solicitação foi encaminhada pela Comunidade Terapêutica Fazenda Santo Expedito, de Portão, no Vale do Sinos.
A casa atende homens que buscam ajuda por causa da dependência do álcool e de drogas. Com capacidade para atender 50 pessoas, atualmente, a comunidade atende 20 homens.
O veículo não pode ser vendido ou repassado a terceiros e precisa ser usado em benefício de organizações da sociedade civil que atuam na redução da demanda de drogas. Caberá à entidade fazer possíveis melhorias no automóvel para que ele possa ser usado.
O veículo ainda não chegou, mas já é aguardado com expectativa. Atualmente, a comunidade Santo Expedito tem uma Kombi que é usada para deslocamento dos acolhidos. Com a troca, será possível aprimorar o atendimento.
Quando a casa é procurada por algum homem, um médico faz uma avaliação prévia para posterior acolhimento. O período de acompanhamento varia de 9 a 12 meses. Por legislação, a comunidade terapêutica só pode proporcionar tratamento voluntário, ou seja, a pessoa concorda com o projeto, podendo sair quando solicitar.
Santo Expedido, que dá nome à comunidade é o padroeiro das causas justas e urgentes. Aliás, nada mais justo que destinar o uso de veículos apreendidos no tráfico para quem estende a mão para quem precisa se livrar da dependência do álcool e das drogas.