Quem passa pela RS-115, em Taquara, percebeu uma mudança. A obra, localizada no quilômetro 3,5, foi finalizada há algumas semanas.
A região ganhou uma ampla rótula em frente ao ao quartel do Corpo de Bombeiros. Foi investido R$ 1,1 milhão. Os recursos vieram da arrecadação da praça de pedágio de Três Coroas da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR).
A obra é um pedido dos Bombeiros e foi solicitada em 2014. As indústrias locais doaram o projeto para a prefeitura de Taquara. Com as mudanças implementadas, a saída para atendimento de ocorrências poderá ser agilizada.
- A comunidade ganhará em segurança e mobilidade, sendo facilitado o acesso dos veículos que trafegam pela rodovia - avalia o diretor-presidente da EGR, Marcelo Gazen.
O projeto foi realizado em 2016 e a contratação da obra foi realizada em 2018. Os trabalhos chegaram a iniciar no mesmo ano.
Porém, foi necessário realizar a readequação de postes de rede elétrica. Posteriormente, foi priorizado o investimento na manutenção da pista. Com o término deste último serviço, as obras da nova rótula foram retomadas em novembro de 2020.
- Queremos garantir a melhor circulação de motoristas pelo trecho, pois, com a conclusão da rótula, evitaremos acidentes e consequentemente preservaremos vidas - destaca o secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella.
Ao lado oposto do quartel, foram construídas faixas adicionais. Elas auxiliarão os motoristas que pretendem ingressar na rua lateral, que dá acesso a indústrias.