Uma estrada melhor, duplicada e com pedágio mais barato. A cada dia que passa, os usuários da RS-287 ficam mais próximos de encontrar uma nova realidade quando forem usar a rodovia entre Tabaí e Santa Maria.
O grupo espanhol Sacyr, que foi o vencedor da licitação, já está se estabelecendo no Rio Grande do Sul. O leilão foi realizado em dezembro.
A concessionária será denominada Rota de Santa Maria. A sede administrativa, onde funcionará o Centro e Controle Operacional, serão sendo instalados em Santa Cruz do Sul.
A empresa que está sendo criada ainda corre para cumprir uma série de obrigações. Essa etapa deve ser concluída em 22 de junho. A assinatura do contrato ocorrerá após essa data.
Depois disso, a concessionária tem mais 30 dias para iniciar a sua atuação na RS-287. A expectativa do gerente de desenvolvimento de negócios da Sacyr, Leandro Conterato é que até o fim do mês de julho a empresa já estará atuando nos 204,5 quilômetros da rodovia.
O consórcio deverá investir R$ 2,7 bilhões, sendo R$ 1 bilhão já nos primeiros dez anos, e cumprir o cronograma de obras, incluindo a duplicação de 204,5 quilômetros. A primeira ação a ser percebida pelo usuário é a redução da tarifa nas praças de Candelária e Venâncio Aires. O valor atual, gerido pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), é de R$ 7,00 nestes locais.
A tarifa de pedágio proposta pelo consórcio foi de R$ 3,36. Porém, este valor será corrigido pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de maio de 2019. A estimativa do governo é que haja um reajuste de aproximadamente R$ 0,30.
Somente após o décimo-segundo mês de contrato, as demais três praças - em Tabaí (km 47), em Paraíso do Sul (km 168) e em Santa Maria (km 214) - começarão a funcionar. Esse prazo até pode ser antecipado. Mas a concessionária precisará antecipar a conclusão dos trabalhos iniciais.
Já no primeiro mês de concessão, os usuários passarão a contar com atendimento médico e mecânico no trecho entre os quilômetros 66,15, em Venâncio Aires; e 151,75, em Candelária. Nos demais pontos da concessão estes serviços vão iniciar a partir do sexto mês de contrato, junto com o Centro de Controle Operacional.
Durante o primeiro ano da concessão, o grupo irá realizar obras emergenciais para acabar com buracos e ondulações na pista, falta de sinalização. Já a recuperação completa da rodovia ocorrerá até o quinto ano de contrato.
Pontes e viadutos serão alargados em até sete anos. Sobre essas obras, a mais importante é a ponte do Rio Taquari. Uma nova estrutura, de quase 600 metros será construída. E a atual passará por revitalização integral.
Sobre a duplicação da rodovia, os trechos urbanos serão duplicados no terceiro e no quarto anos de contrato. Os demais pontos, entre Tabaí e Santa Cruz do Sul, deverão ser duplicados até o sexto ano. De Santa Cruz do Sul a Novos Cabrais, as obras deverão ocorrer até o nono ano de contrato.
Entre o terceiro e quinto anos, a rodovia já terá 7 quilômetros de faixa extra entre Novos Cabrais e Santa Maria. A faixa extra é semelhante à utilizada na RS-040, em Viamão.
Já a duplicação até Santa Maria está prevista para ocorrer entre o décimo nono e vigésimo primeiro ano de contrato. A obra poderá ser antecipada se a média de veículos na rodovia atingir o movimento atual de Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires. Quando isso ocorrer, a duplicação será realizada imediatamente.
Até o fim do segundo ano de concessão, as câmeras de monitoramento estarão em funcionamento. Um ano depois é o prazo máximo para implantação de balanças para fiscalização do peso dos caminhões.