Consumidores de duas cidades gaúchas foram escolhidos pela RGE Energia para participarem de um novo serviço que está sendo testado. Uruguaiana, com 44 mil clientes, e Lajeado, com 25 mil, foram os municípios selecionados.
O projeto piloto é chamado de Push Notification e está ocorrendo entre os dias 5 e 12 de abril. Ele consiste no envio de mensagens para o celular de quem está em uma região que terá desligamento programado na rede elétrica. De acordo com a RGE, as duas cidades foram escolhidas por causa das obras que estão ocorrendo neste período e pela confiabilidade da rede elétrica.
Clientes que residam ou trabalham onde a obra de manutenção, ou melhoria na rede elétrica, será realizada estão recebendo o aviso de forma antecipada. O envio também é feito no dia do desligamento. Já as demais pessoas - clientes ou não -, que estiverem passando pelo local da obra durante a sua execução, e que estejam com seu plano de dados e localizador ativados no celular também serão comunicados por meio da geolocalização.
Uma mensagem com a logomarca da RGE aparecerá na tela do telefone informando que naquela região haverá um desligamento programado. A mensagem, que indica os horários do serviço, direcionará ao site da distribuidora. No portal, o consumidor poderá se cadastrar para receber via SMS futuros sobre avisos de desligamentos de energia elétrica que possam afetar a residência ou local de trabalho.
Após a realização dos testes, a distribuidora irá avaliar a possibilidade de tornar o envio permanente e implementá-lo em mais municípios da área de concessão.
Além deste serviço, os 2,9 milhões de clientes podem se cadastrar no site da RGE para receber gratuitamente os avisos de desligamentos programados. Para aqueles que não são atendidos pela companhia, a informação está disponível no site, através de pesquisa por cidade da área de concessão da distribuidora.
Os desligamentos programados são realizados quando é necessário realizar uma troca de equipamento, manutenção na rede ou reposição de peças e componentes. E são diferentes de quando os desligamentos ocorrem em situações emergenciais, como quando causados por temporais ou acidentes de trânsito.