As propostas para conceder a RS-287 para a iniciativa privada foram recebidas na segunda-feira (14). Foram quatro interessadas, sendo uma empresa da Europa, duas do Paraná, uma de São Paulo e bem conhecida dos gaúchos.
Da Espanha, vem a Sacyr. Aqui no Brasil ela é uma das empresas que atua na ampliação do metrô de São Paulo. Do Paraná, se apresentaram as empresas Conasa e Silva & Bertoli.
A mais conhecida das quatro é o grupo CCR, de São Paulo, que venceu o leião de concessão da freeway, BR-101, BR-386 e Rodovia do Parque. Os paulistas também já tinham ganho a disputa do trecho sul da BR-101, entre Passo de Torres e Palhoça.
O resultado da disputa será divulgado na próxima sexta-feira (18), durante evento na Bolsa de Valores B3, em São Paulo. Pelas regras do edital, vence o leilão a empresa que oferecer a menor tarifa de pedágio. O valor máximo sugerido é de R$ 7,37.
Tão logo o contrato seja assinado, a nova concessionária passará a administrar as duas praças já existentes. A cobrança nos demais pontos só deve ocorrer após o início da duplicação.
Atualmente, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) explora duas praças, com tarifa de R$ 7 para veículos de passeio. A nova administradora poderá instalar outras três praças, em Tabaí (km 47), em Paraíso do Sul (km 168) e em Santa Maria (km 214).
Caberá ao vencedor duplicar a rodovia em 204,5 quilômetros, entre Tabaí e Santa Maria. As obras devem começar pelo trecho de maior concentração urbana, nas proximidades de Santa Maria, por onde hoje circulam em média 10 mil veículos ao dia. A previsão é de que antes seja feito um trabalho de recuperação da estrada, cujo início está previsto para o primeiro trimestre de 2021. A concessão será por 30 anos.