Com previsão de obter R$ 2,7 bilhões em investimentos privados, o governo do Estado deu início nessa segunda-feira (14) ao leilão de concessão para exploração da RS-287, entre Tabaí e Santa Maria. O resultado da disputa será divulgado na próxima sexta-feira (18), durante evento na Bolsa de Valores B3, em São Paulo. Ao todo, quatro empresas apresentaram propostas. O nome das concorrentes foi mantido em sigilo pelo governo.
O edital prevê a duplicação, nos dois sentidos, de 204,5 quilômetros da rodovia. As obras devem começar pelo trecho de maior concentração urbana, nas proximidades de Santa Maria, por onde hoje circulam em média 10 mil veículos ao dia. A previsão é de que antes seja feito um trabalho de recuperação da estrada, cujo início está previsto para o primeiro trimestre de 2021. A concessão será por 30 anos.
— Essa é uma obra fundamental para o desenvolvimento do Estado. Vai dar maior segurança, mobilidade, facilitar escoamento da safra. Ganha o Estado como um todo – afirma o secretário estadual dos Transportes, Juvir Costella.
Pelas regras do edital, vence o leilão a empresa que oferecer a menor tarifa de pedágio. Atualmente, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) explora duas praças, com tarifa de R$ 7 para veículos de passeio. A nova administradora poderá instalar outras três praças, em Tabaí (km 47), em Paraíso do Sul (km 168) e em Santa Maria (km 214).
O leilão terá como teto do pedágio o valor de R$ 7,37. Todavia, o volume de investimentos também será levado em consideração. Tão logo o contrato for assinado, a nova concessionária passará a administrar as duas praças já existentes. A cobrança nos demais pontos só deve ocorrer após o início da duplicação.
As quatro propostas terão agora as garantias financeiras analisadas pelo governo do Estado. Após essa etapa preliminar, os envelopes com as ofertas serão abertos na B3, às 10h de sexta-feira, dando início a um leilão viva voz. Vence quem oferecer a menor tarifa.
Com extensão total de 241 quilômetros, a RS-287 corta a região central do Estado no sentido Leste-Oeste. Ela percorre 16 municípios de Tabaí a Santa Maria e será a primeira rodovia estadual concedida à iniciativa privada. No próximo ano, está prevista a concessão de outras 18 rodovias, totalizando 1.151 quilômetros que hoje estão sob a gestão da EGR.
— É a primeira de muitas que vêm por aí. Isso demonstra que o Rio Grande do Sul quer ser parceiro do investimento privado. Não temos vergonha de falar em privatização ou concessões. Temos vergonha é de ver o quão pouco o Estado consegue investir — comenta o secretário de Planejamento, Cláudio Gastal.