Cerca de 50 dias depois de luminárias terem sido furtadas de postes da Avenida Bento Gonçalves, na zona leste de Porto Alegre, a polícia avançou nas investigações e conseguiu elucidar o caso. Ao todo, 15 lâmpadas em LED foram levadas de quatro postes.
Por estarem instaladas a mais de 15 metros de altura, seria necessário equipamentos específicos para a sua retirada, o que restringiu um pouco a procura. Mas o caso começou a ser desvendado a partir da mobilização do consórcio IP Sul, responsável pelas luminárias.
O grupo entrou em contato com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) para saber se havia imagens de câmeras da região. O conteúdo foi encaminhado para a 15a Delegacia de Polícia (DP) de Porto Alegre. Porém, de posse da informação do dia e da hora do crime - 0h11 do dia 18 de outubro -, o grupo entrou em contato com a empresa Instalpar, que prestava serviço para a prefeitura antes da assinatura do atual contrato. Esta empresa informou que na mesma hora e local uma equipe sua trabalhava no local.
A Instalpar colaborou com as investigações. De acordo com o delegado Cesar Carrion, titular da 15a DP, um dos três funcionários que estava no local confessou o crime.
Ele trabalhava como eletricista na empresa e disse que o seu ajudante e o motorista do caminhão não tiveram participação. O nome dos trabalhadores não foram divulgados pela polícia.
— Ele disse que furtou só duas lâmpadas e vendeu para um desconhecido, por R$ 450,00, e a transação foi feita via OLX — revela o delegado.
De acordo com Carrion, o eletricista será indiciado por furto qualificado. A coluna procurou a empresa Instalpar, que, até o momento, não se pronunciou.
O consórcio IP Sul informa que novas luminárias serão instaladas nesta semana no trecho da Avenida Bento Gonçalves. À polícia, o representante do grupo informou que a intenção é instalar rastreadores nas lâmpadas para inibir furtos futuros.
No final da tarde, a OLX se manifestou sobre o caso:
A OLX esclarece que não identificou evidências de que o caso tenha ocorrido na plataforma e reforça que está à disposição das autoridades para colaborar na apuração dos fatos. Segurança é uma prioridade para a OLX e a plataforma investe constantemente em tecnologia e serviços de orientação ao usuário, com indicação das melhores práticas de negociação. A plataforma esclarece ainda que disponibiliza um espaço democrático em que os usuários possam anunciar e comprar produtos e serviços de forma rápida e simples, sempre com respeito aos Termos e Condições de Uso. Caso o usuário perceba que nossas políticas estão sendo infringidas, contamos também com a sua denúncia para investigar anúncios irregulares e removê-los.