A notícia tão aguardada chegou. Um ano e meio depois, o Ministério da Infraestrutura atendeu o pedido do governo do Estado e decidiu abrir mão do controle compartilhado do Cais Mauá, no Centro Histórico de Porto Alegre.
Dessa forma, a União deixa de ter responsabilidades sobre a área e o Piratini poderá tomar as decisões que necessitar sem precisar pedir anuência. A portaria, assinada pelo ministro Tarcísio Gomes de Freitas, entrará em vigor em dois de novembro.
Este era o movimento que faltava para que o governo gaúcho possa dar um novo passo que pretende, ao final, transformar a área do cais. O governador Eduardo Leite está com a faca e o queijo na mão para ser o responsável que irá, enfim, destravar a revitalização aguardada há décadas.
- Essa é a portaria desejada. Ontem (20) fechamos com o ministério essa assinatura. Isso vai permitir, junto com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que a gente faça a nova modelagem, além de liberar o contrato do Estado junto ao Embarcadero - destacou o superintendente do Porto de Rio Grande, Paulo Fernando Estima.
Agora, a licitação será realizada para contratar a empresa que irá estudar o futuro do Cais. De acordo com Estima, os cenários possíveis levam em conta a possibilidade de fracionamento da área, para venda de lotes ou troca de terreno pela revitalização dos armazéns e construção de equipamentos públicos.
Esse estudo deverá ser realizado em aproximadamente um ano e meio. Após a conclusão desta etapa é que estão previstas as obras que vão dar ao cais a restauração e o movimento tão esperados.
Projeto Embarcadero
As obras do projeto Embarcadero estão em execução mesmo em meio à pandemia. O projeto é capitaneado pelas empresas DC Set e Tornak.
Apesar das dificuldades enfrentadas com a realização de obras neste momento, a ideia é fazer a pré-abertura do novo espaço de lazer em dezembro. A intenção é fazer essa liberação prévia para que os lojistas vão se adaptando às novas operações. Já a inauguração oficial, com a presença de autoridades, ainda não tem data estipulada.