Desde que a Fraport assumiu a administração do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, o nome oficial do local foi sendo alterado. A mudança mais gritante foi quando a empresa substituiu os letreiros da fachada do terminal. O Aeroporto Internacional Salgado Filho deu espaço para o Porto Alegre Airport.
Mas por que isso ocorreu? Com frequência ouvintes e leitores perguntam. Acionamos a assessoria da Fraport para explicar a mudança.
"Porto Alegre Airport é a marca adotada pela empresa Fraport Brasil S.A. Aeroporto de Porto Alegre e um padrão utilizado pelas subsidiárias da Fraport AG Frankfurt Airport Services Worldwide. O nome do aeroporto "Salgado Filho" em nenhum momento foi alterado", informa a nota enviada à coluna.
Questionada se a Agência Nacional de Aviação Civil foi comunicada desta alteração, a Fraport informa que isso não ocorreu pois "esta é somente uma questão de marca". Como o nome oficial do aeroporto, Salgado Filho, não foi alterado, a empresa destaca que não havia necessidade de consultar a agência.
Há casos no Brasil e no exterior de nomes de aeroportos que são mais conhecidos pelos apelidos ou nomes antigos do que os oficiais. Por exemplo, o Aeroporto Internacional Tom Jobim, que foi construído no bairro do Galeão, e que por muito tempo só foi chamado de Aeroporto do Galeão.
Outro caso é o do Aeroporto Internacional de São Paulo Governador André Franco Montoro. Se alguém lhe disser que seu voo irá desembarcar neste local, você certamente irá fazer uma rápida pesquisa na internet para saber onde é. Quem viaja de avião certamente já deve ter passado por ele. Ele também é chamado de aeroporto de Guarulhos ou de Cumbica. Este último é o distrito onde está localizado o terminal e Guarulhos é o nome da cidade.
No caso do aeroporto de Porto Alegre, o "nome fantasia" não pegou entre os gaúchos. E, particularmente, espero que isso não aconteça. Porém, para os visitantes estrangeiros, é bem possível que seja mais fácil chamar assim o aeroporto, e também é uma forma de divulgar o nome da cidade mundo afora.