Quase 23 anos depois, enfim, o pedágio do quilômetro 77 da freeway, em Gravataí, está próximo de ser desativado. O fim da cobrança de tarifa é esperado com ansiedade pelos moradores da cidade e também de Cachoeirinha e Viamão, principalmente.
A data está marcada: 0h de 15 de agosto. Neste sábado, quem passar pelo trecho, em ambos sentidos, não pagará pedágio.
Essa sensação já foi experimentada por oito meses, entre julho de 2018 e fevereiro de 2019, quando o contrato de 21 anos com a Triunfo Concepa chegou ao fim e a cobrança ficou suspensa até quando a CCR ViaSul assumiu o trecho.
O prefeito de Cachoeirinha, Miki Breier, está esperando a liberação. O trânsito da principal avenida da cidade será afetado diretamente, pois muitos veículos de Gravataí não vão mais precisar passar por dentro da cidade vizinha para chegar até Porto Alegre.
- Vai ser algo impactante na (avenida) Flores da Cunha, sem dúvida. A redução do movimento será de 7 a 10% sem o pedágio - destaca ele.
Antes da data aguardada os usuários da freeway já perceberão alterações no quilômetro 60, também em Gravataí. Neste local foi construída a nova praça de pedágio. De cinco a 14 de agosto, os usuários precisarão parar nos guichês e serão informados que o valor começará a ser cobrado a partir do dia 15.
Segundo a CCR ViaSul, a mudança - que estava estipulada em contrato - vai ocasionar uma diminuição de 20% nos valores arrecadados em Gravataí.
Também em 15 de agosto, a praça de pedágio de Santo Antônio da Patrulha, no Litoral Norte, passará a ter cobrança em ambos os sentidos. O valor será de R$ 4,60. Hoje, a tarifa de R$ 9,20 só é paga por quem se desloca de Porto Alegre para o Litoral.