Depois de um período de testes, enfim, começa nesta quarta-feira (20) a instalação e manutenção das placas de rua em Porto Alegre. O grupo Imobi, vencedor da concessão, é o responsável pelo contrato, que terá duração de 20 anos.
No total serão instaladas 82,4 mil placas pela cidade pelos próximos três anos. Desse total, 36.827 serão instaladas na estrutura de casas e postes e 4.412 terão estruturas próprias, nas quais a empresa poderá fazer a exploração publicitária como forma de contrapartida.
Durante o período de testes, iniciado em abril, já é possível identificar a nova identificação de endereços na cidade em quatro pontos: Rua Uruguai com Rua Siqueira Campos, Praça Dom Feliciano, Rua Sarmento Leite com Avenida Independência, e Avenida Osvaldo Aranha com Avenida Venâncio Aires.
O grupo Imobi está iniciando uma fase que irá durar três meses. Ao todo, 1,2 mil postes existentes nos cruzamentos serão revitalizados. Serão 14 cruzamentos, de oito bairros, que serão visitados somente nesta quarta-feira (20): Auxiliadora, Bela Vista, Bom Fim, Floresta, Independência, Moinhos de Vento, Petrópolis e Vila Jardim. A expectativa da empresa é que 300 pontos sejam restaurados apenas nos próximos 30 dias.
- O coronavírus interferiu em nossos prazos e no fluxo de caixa, mas estamos fazendo o máximo para agilizarmos tudo e entregarmos dentro do cronograma apresentado à prefeitura - relata o sócio fundador do grupo Imobi, Daniel Costa.
Até agora, a empresa já fechou parceria com 23 empresas, que irão estampar suas marcas no topo das placas.
Com a realização da licitação, a prefeitura irá lucrar R$ 18 milhões. A quantia é mais do que o dobro dos R$ 8,9 milhões previstos no edital.
As esquinas de Porto Alegre estavam abandonadas desde 2012, quando o contrato com a concessionária responsável pela instalação e conservação da sinalização expirou e a prefeitura não o renovou. Em 2015, a prefeitura tentou realizar licitação, mas a disputa não teve interessados. A concorrência foi relançada em 2016, mas acabou suspensa após questionamentos do Ministério Público de Contas.