Elas estão voltando. As placas de ruas nas esquinas de Porto Alegre começam a ser instaladas a partir desta sexta-feira (24). A primeira instalação ocorrerá às 14h, na esquina das ruas Uruguai e Siqueira Campos, no Centro Histórico.
O Grupo Imobi, vencedor da concessão, é o responsável pelo contrato, que terá duração de 20 anos. No total serão instaladas 82,4 mil placas pela cidade pelos próximos três anos. Desse total, 36.827 serão instaladas na estrutura de casas e postes e 4.412 terão estruturas próprias, nas quais a empresa poderá fazer a exploração publicitária como forma de contrapartida.
Com a realização da licitação, a prefeitura irá lucrar R$ 18 milhões. A quantia é mais do que o dobro dos R$ 8,9 milhões previstos no edital. O contrato será gerido e fiscalizado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim).
Problema antigo
As esquinas de Porto Alegre estavam abandonadas desde 2012, quando o contrato com a concessionária responsável pela instalação e conservação da sinalização expirou e a prefeitura não o renovou. Segundo levantamento feito em 2017 pela Associação Gaúcha das Empresas de Publicidade Ao Ar Livre (Agepal), das 5 mil placas de ruas que resistiam na cidade, 70% estavam em más condições.
Em 2015, a prefeitura tentou realizar licitação, mas a disputa não teve interessados. O edital previa, além da implantação de placas, também instalação de relógios de rua, abrigos de paradas de ônibus, totem de estação de corredor. A concorrência foi relançada em 2016, mas acabou suspensa após questionamentos do Ministério Público de Contas.
Em junho de 2019, a prefeitura lançou consulta pública sobre o assunto. Processo foi finalizado um mês depois com mais de 20 contribuições. Elas que auxiliaram a montagem do edital.