A construção da nova praça de pedágio da freeway, localizada no quilômetro 60 em Gravataí, não está sofrendo as consequências da falta de insumos ou a diminuição no ritmo das atividades. A garantia é da CCR ViaSul, administradora da rodovia.
Desde o começo do mês, um desvio de cerca de 600 metros foi implementado e irá durar até junho. Os veículos estão sendo direcionados para a nova pista ampliada, na faixa da direita, retornando à freeway adiante.
As obras começaram em outubro de 2019, quase quatro meses depois do previsto, depois que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou o projeto.
Neste momento estão ocorrendo os trabalhos de pavimentação e sinalização. A próxima etapa, ainda sem data de início, será a implantação dos sistemas de informação, de tecnologia e de arrecadação.
A nova praça terá 12 cabines por sentido, sendo oito bidirecionais, três mistas (manual e automática) e uma automática. A praça atual tem 23 cabines manuais (sendo 13 bidirecionais) e quatro automáticas.
Faltam exatos quatro meses para o início da operação. Quando isso ocorrer, a praça de pedágio localizada no quilômetro 77 será desativada.
Na mesma data ocorrerá o início da cobrança em ambos os sentidos em Santo Antônio da Patrulha. Hoje o pedágio só é cobrado para quem trafega em direção ao Litoral Norte.