Depois de uma extensa discussão na Justiça, as duas licitações para contratação da empresa que irá reinstalar pardais nas rodovias estaduais do Rio Grande do Sul, estão concluídas. Agora, o processo para colocação dos controladores de velocidade depende da assinatura dos contratos, que estão sendo elaborados.
A previsão da Secretaria Estadual dos Transportes era ter pelo menos uma das duas assinaturas ainda no mês de março. Porém, o combate ao coronavírus vai adiar essas ações. Na semana passada, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) reviu o prazo que a solenidade irá ocorrer e o ampliou para 30 dias.
"Antes de todo esse contexto de pandemia, estava tudo se encaminhando para a assinatura, até que houve as medidas restritivas contra o coronavírus. Inicialmente, será aguardado esse prazo. Mas claro que tudo depende do avanço e das ações de combate à pandemia", informa a assessoria da Secretaria Estadual dos Transportes.
O governo promete, porém, encaminhar uma solução para este problema o mais rápido possível. As empresas Perkons e a Fiscaltech foram confirmadas as vencedoras das duas disputas.
Elas irão instalar pardais para monitorar 93 faixas de tráfego em 13 rodovias: na RS-030, entre Osório e Tramandaí; na RS-040, entre Viamão e Pinhal; na RS-122, entre Portão e Caxias do Sul, e entre São Vendelino e Farroupilha; na RS-135, entre Passo Fundo e Erechim; na RS-153, entre Passo Fundo e Tio Hugo; na RS-239, entre Novo Hamburgo e Rolante; na RS-240, entre São Leopoldo e Montenegro; na RSC-287, entre Montenegro e Santa Maria; na RS-324, entre Passo Fundo e Nova Prata; na RS-342, entre Ijuí e Cruz Alta; na RS-389, entre Osório e Torres; na RS-453, entre Venâncio Aires e Tainhas; e na RSC-470, entre Nova Prata e Bento Gonçalves; O contrato também prevê a instalação de 25 câmeras de monitoramento e 25 dispositivos de leitor automático de placas nestas rodovias.
Os equipamentos vão completar nove meses desligados desde que o contrato anterior chegou ao fim. Os pardais monitoravam o mesmo número de faixas de tráfego em 13 rodovias. Os contratos foram assinados em 2014, mas chegaram ao fim em 20 de julho de 2019.
Pardais desligados em rodovias estaduais não são novidade. Em novembro de 2010, os equipamentos foram desligados devido ao fim do contrato emergencial assinado entre o governo e a empresa Kopp Tecnologia. Os pardais só foram religados quatro anos depois, após o Palácio Piratini finalizar licitação e assinar contrato com a Perkons, que realizou as instalações dos controladores.
Já as lombadas eletrônicas estão funcionando na maior parte onde estão instaladas nas rodovias estaduais.