Já está virando rotina. A B3, bolsa de valores brasileira, localizada em São Paulo, está reunindo empresários em busca de contratos a longo prazo com o governo federal.
Três leilões envolvendo o Rio Grande do Sul já foram realizados desde o fim de 2018: concessão de quatro rodovias federais gaúchas e as parcerias público-privadas (PPPs) da Corsan e da iluminação de Porto Alegre.
E os próximos dois já estão encaminhados. A secretária estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Leany Lemos, fechou os termos da contratação dos serviços da B3 para conduzir as concorrências internacionais de concessão da RS-287, entre Tabaí e Santa Maria, e da RS-324, no trecho de Passo Fundo a Nova Prata.
As concorrências receberão propostas de empresas nacionais e internacionais. E a B3 foi escolhida pelo governo gaúcho por sua expertise.
A expectativa do governo gaúcho é que o leilão da RS-287 ocorra até junho. A disputa envolvendo a RS-324 deverá ficar para o segundo semestre. São projetados investimentos de R$ 3,3 bilhões.