Aguardada com ansiedade pelos usuários da BR-116, a conclusão da duplicação da rodovia, entre Guaíba e Pelotas, deverá ter mais 22 quilômetros entregues para uso no mês de fevereiro. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), ainda não foi definida uma data para a inauguração.
"As equipes estão trabalhando para que sejam liberados pelo menos mais 22 quilômetros da duplicação. Contudo, a liberação acontecerá de acordo com a disponibilidade orçamentária e conforme o ritmo de trabalho de cada segmento", informa a autarquia por meio de nota.
Dos 22 quilômetros, nove estão no lote 6, entre Cristal e São Lourenço do Sul; cinco no lote 7, em São Lourenço do Sul; e mais oito quilômetros no lote 8, em Turuçu.
Em novembro, o Dnit tinha previsão diferente. Pretendia liberar 30 quilômetros. Cinco deles, inclusive, seriam entregues no trecho do Exército, obra retomada há aproximadamente um ano. A autarquia não confirmou, porém, porque houve essa alteração em parte dos trechos que seriam entregues.
A primeira inauguração de trechos duplicados da BR-116 ocorreu em agosto. Na ocasião, 47 quilômetros foram liberados Tapes, Arambaré, Camaquã, São Lourenço do Sul e Pelotas.
A duplicação de 211 quilômetros da rodovia começou em 2012 e deveria durar dois anos. Pela previsão atual do governo, a obra deve ser finalizada até dezembro de 2021.
Os contratos da obra foram assinados em 2009 ao custo de R$ 868,94 milhões. Atualmente, o montante para realizar a duplicação já chega a R$ 1,57 bilhão, um aumento de 80,98% do total previsto.
Trechos duplicados que devem ser entregues em fevereiro:
Lote 6 - 9 km - entre Cristal e São Lourenço do Sul;
Lote 7 - 5 km – São Lourenço do Sul;
Lote 8 - 8 km - Turuçu.
Trechos duplicados que o Dnit pretendia entregar até o fim de 2019:
Lote 2 - 5 km – Barra do Ribeiro;
Lote 3 - 3 km - Camaquã;
Lote 4 - 9 km - Camaquã;
Lote 7 - 5 km – São Lourenço do Sul;
Lote 8 - 8 km - Turuçu.
Trechos duplicados entregues em agosto de 2019:
Lote 4 - 15,1 km - Tapes, Arambaré e Camaquã;
Lote 7 - 12,25 km - São Lourenço do Sul;
Lote 9 - 19,65 km - Pelotas.