O contrato para instalação de 168 relógios de rua de Porto Alegre será assinado nesta quinta-feira (9). A partir deste ato, a empresa Brasil Outdoor montará a estratégia para retirada das estruturas antigas e colocação dos novos equipamentos.
A informação foi trazida pelo secretário municipal de Parcerias Estratégicas durante entrevista ao Gaúcha Atualidade desta quarta-feira (8). Thiago Ribeiro destacou que a prefeitura buscou agregar serviços públicos nos relógios para torná-los mais atrativos.
"Vou parecer aquela programa do Casseta e Planeta. Não são só relógios... Não são Tabajara. Eles trazem o cercamento eletrônico. Todos os 168 equipamentos terão câmeras de monitoramento. Também trarão disponibilização de sinal de Wi-Fi. Haverá também painel do cidadão. No mesmo display de hora e temperatura, a prefeitura poderá colocar mensagens de interesse público", destacou Ribeiro.
Todos os relógios de rua deverão estar instalados até janeiro de 2022. A licitação foi lançada em maio de 2019. Durante o processo de escolha da empresa, um protótipo foi instalado em frente à prefeitura para realização de testes.
Caberá à empresa fazer a conservação dos equipamentos. Em contrapartida, poderá explorar a publicidade dos espaços. O prazo da concessão é de 20 anos.
Os relógios de rua estão desativados desde julho de 2015 em Porto Alegre. Desde então, dois editais já foram lançados pelo Poder Executivo, mas sem sucesso. No primeiro, nenhuma empresa manifestou interesse e, no segundo, o processo foi suspenso.
Ouça a entrevista do secretário municipal de Parcerias Estratégias, Thiago Ribeiro: