A ampliação do Hospital de Clínicas de Porto Alegre atingiu em janeiro 95,01% de conclusão. As obras do hospital terminaram 2018 com 94,75% dos trabalhos realizados.
A ampliação começou a ser realizada em junho de 2014. Contratualmente, o término da construção deveria ocorrer no fim de 2017, mas foi adiado pela primeira vez em 12 meses. Em novembro do ano passado, o término das obras foi postergado para o primeiro semestre de 2019, depois para ao longo de 2019 e agora para junho, novamente.
Após a conclusão dessa etapa serão realizados os testes dos equipamentos, que devem durar até setembro. Para entrar em funcionamento, porém, ainda será preciso estruturar o início efetivo das atividades nos anexos.
"Há que se considerar a necessidade de aprovação do Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI) e obtenção do Habite-se e Alvará de funcionamento para que possa ser definido o início das atividades. Além disso, a mudança de áreas que não vão interromper suas atividades assistenciais rotineira requer um planejamento muito bem estruturado para não haver prejuízo aos pacientes", informa a assessoria do Clínicas.
Já está ocorrendo a implantação de equipamentos relativos ao PPCI dos dois novos anexos. No anexo II, já foi concluída a rede de esgoto sanitário e a pintura de sinalização de vagas de estacionamento no 1º subsolo.
Três andares são considerados pré-prontos, segundo a direção da instituição hospitalar. No 2º pavimento, está previsto funcionar o setor de hemodiálise e endoscopia. No 3° pavimento será instalado o hospital-dia e a fisiatria. E no 5° pavimento está previsto a instalação da área administrativa de ensino e pesquisa e salas de aula. Faltam apenas os testes de funcionamento das instalações.
Já no Anexo I, o sistema do PPCI conta com 90% dos abrigos de hidrantes prontos e 26% das mangueiras e registros internos posicionados, bem como 46% dos novos extintores previstos. A implantação de corrimãos nas escadarias avançou a 62% e a instalação de bicos de sprinklers, equipamentos que descarregam água quando é detectado um incêndio, chegou a 95%.
Duas passarelas ainda terão que ser construídas. Uma delas encontra-se em fase final de projeto e irá ligar o prédio atual a um dos anexos. A segunda está em processo de licitação.
O projeto paisagístico está 45% concluído. A colocação do passeio em basalto chegou a 95% e a instalação de luminárias na área externa atingiu aproximadamente 55% de execução.