Esta é uma dica de universitária: uma ferramenta gratuita para estudar e pesquisar com ajuda de inteligência artificial sem trapacear nem cair em pegadinha do robô.
Trata-se do Notebook LM, uma plataforma do Google turbinada pelo modelo de IA generativa Gemini, apresentada a esta colunista pela estagiária da Rádio Gaúcha Fernanda Axelrud.
O grande diferencial dela para o ChatGPT e para ferramentas de busca (como a do próprio Google) é que é o usuário quem alimenta a inteligência, com as fontes que escolher.
Isso se chama “source grounded AI”, ou algo como inteligência artificial calcada em fontes. Significa que você treina e dirige a expertise da IA para as fontes de informação que confia. Ou seja, o risco de a IA alucinar, inventar respostas e fornecer dados falsos é mínimo.
A partir dos documentos, textos, áudios e links que você subir é que ela vai buscar respostas, fazer resumos, sugerir insights, ou organizar o material da maneira que o usuário comandar: por exemplo, produzir uma apresentação em slides ou elaborar o roteiro de um vídeo. Tal como no ChatGPT, você pode dar comandos e fazer perguntas à ferramenta — tanto para localizar autores, trechos ou dados, quanto para entender melhor algum conceito, criticar uma ideia ou extrair insights.
O Notebook também faz “provocações”, sugere perguntas ao usuário, que podem gerar novas linhas de raciocínio. Sugere outras fontes, outros documentos online ou sites para consulta. E produz inclusive podcasts, diálogos em áudio entre duas pessoas que, claro, não existem.
Os insumos podem ser arquivos de texto, de vídeo ou de áudio, PDFs (ele lê livros inteiros digitalizados), textos copiados, documentos do Google Drive e links para páginas ou para vídeos do YouTube — porém, o Notebook não aceita links de posts em redes sociais nem vídeos ao vivo. Também não lê arquivos de imagem.
Alerta: o Notebook LM não funciona bem no celular, só no computador.
Fun fact: o desenvolvimento do Notebook LM teve a colaboração de Steven Johnson, autor de 13 livros e teórico de tecnologia, ciência e mídia.
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