O Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (15) traz, assinada pelo governador Eduardo Leite, a promoção por bravura de um soldado da Brigada Militar, Tiago Israel Lincke. Ele passa a ser segundo sargento.
Distinções por bravura não são comuns. Estão naquela categoria reservada a feitos excepcionais. É o caso de Lincke, que resgatou uma família que estava presa dentro de um Voyage capotado numa ribanceira às margens da RS-115, em Gramado, na serra gaúcha. O veículo ficou pendurado em uma árvore, sobre um abismo.
O feito aconteceu em 3 de fevereiro de 2019 e o soldado estava fardado, indo para o serviço, mas ainda em horário de folga. O Voyage era conduzido por Maico Presse, morador de Parobé, que viajava com a esposa, Paula, e o filho Gabriel. O veículo deslizou durante uma chuvarada e capotou, entre Gramado e Três Coroas. O automóvel teve a queda numa ribanceira de 10 metros de altura interrompida pela copa de uma árvore. Ficou com as rodas para cima, e os ocupantes se viram impossibilitados de sair.
Lincke, que morava em Três Coroas e se dirigia para o serviço em Gramado, viu motoristas alertarem sobre o acidente e parou para ajudar. Os ocupantes estavam sobre o carro, que balançava perigosamente sobre um abismo de 10 metros. O soldado e pediu por telefone ajuda de uma guarnição de bombeiros, mas decidiu agir antes de eles chegarem, pelo risco iminente de queda do veículo. O policial se esgueirou por baixo do carro e conseguiu pegar o menino, ainda com o Voyage balançando. Usou seu cinto para suspender Gabriel até um voluntário, civil, que estava na parte de cima do barranco.
O policial militar sabia que, se o carro caísse, ele cairia junto, mas lembrou da filha - com a mesma idade do menino em risco - e por isso começou o resgate da família sozinho.
Bombeiros chegaram e jogaram uma corda para Lincke, que amarrou o eixo do Voyage e estabilizou o carro, conseguindo depois, com ajuda de colegas, retirar o casal 30 minutos após o acidente. Na porta da ambulância, o PM posou para uma selfie ao lado de Gabriel.
Duas sindicâncias recomendaram a promoção por bravura para Lincke e ele foi homenageado na Câmara de Vereadores de Três Coroas. Só que a Comissão de Avaliação e Mérito da BM, ao analisar as sindicâncias, negou a honraria, duas vezes, por supor que faz parte da missão policial agir ante uma situação de risco (mesmo de folga).
Foi necessária intercessão pessoal do Comandante da BM, coronel Cláudio Feoli, para sugerir que a comissão reavaliasse o caso. Assim foi feito e, finalmente, se chegou à conclusão de que a façanha do soldado Lincke não poderia se enquadrar no cotidiano de atos comuns da tropa. Faltava a assinatura do governador para a promoção, o que foi sacramentado hoje. O soldado passou a madrugada trabalhando nas ruas e só soube da novidade ao acordar. Imaginem o tamanho da felicidade.