A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Parte da estratégia adotada pelo governo federal de incentivo à produção de arroz, três leilões organizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) serão realizados nesta sexta-feira (6). Dessa vez, para a compra de 75 toneladas de semente do cereal. Todo o volume adquirido será doado para a agricultura familiar, para o plantio da próxima safra.
Serão disponibilizados R$ 2,5 milhões para essa operação, via Ministério do Desenvolvimento Agrário. A medida, segundo a Conab, visa auxiliar a reconstrução e o restabelecimento de famílias de agricultores que margeiam os rios Jacuí, Taquari, Sinos, Cai e Gravataí e que foram afetados pela enchente de maio no Estado.
Do total a ser adquirido, 15 toneladas serão entregues à Cooperativa de Produção Agropecuária de Nova Santa Rita (Coopan), no Assentamento Capela, em Nova Santa Rita. Outras 30 toneladas serão entregues à Associação Dezenove de Setembro, no Assentamento Integração Gaúcha, localizado em Eldorado do Sul. E mais 30 toneladas para a Coopan e para a Associação dos Moradores Filhos de Sepé (Aafise), Assentamento Filhos de Sepé, em Viamão.
A compra vai ocorrer na modalidade "viva-voz", utilizando o Sistema de Comercialização Eletrônica da Conab (Siscoe), com interligação das Bolsas de Cereais, de Mercadorias e/ou de Futuros.
Na sexta-feira, também estão marcados três outros leilões, para compra de arroz nacional. Neste caso, o objetivo da Conab é fazer estoques públicos. Mas o plano é o mesmo: incentivar a produção do cereal no país.