A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Depois de 20 anos de dedicação e um currículo recheado de terceiros lugares e de beliscões no pódio, o título de campeão da Prova dos Três Tambores finalmente chegou na 47ª Expointer para o ginete Alberi Bilharva e o cavalo Imperador da Lagoa Branca. A dupla foi a grande campeã da principal competição da raça mangalarga, que ocorreu nesta semana, no parque Assis Brasil, em Esteio.
Sobre o resultado no campeonato esperado por mais de 20 anos, Birica, como é mais conhecido, ficou emocionado:
— Só temos uma chance de dar a volta perfeita. E nós demos, eu e o Imperador.
Aos 59 anos, o ginete participou pela primeira vez da prova há mais de 20 anos. E, segundo ele, na época, "só passou vergonha".
O cavalo Imperador, logo que nasceu, há 15 anos, já foi para Birica, que viu o animal crescer, em Águas Claras, Viamão. O ginete foi o responsável pela sua doma e pelo seu adestramento. E construiu, com ele, um carinho:
— Ele é o meu maior amigo. As regalias são sempre pra ele — diz.
O que é a competição
A Prova dos Três Tambores é uma competição de velocidade e adestramento. Participam ginete e cavalo. Os competidores devem contornar três tambores sempre perfazendo um ângulo de 360º — sem derrubar. Vence quem fizer o percurso em menos tempo, explica a presidente do Núcleo Riograndense de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga, Elisandra da Cruz.
Entre as características da raça descrita por ela estão o bom andamento, a maciez e a docilidade. Características que fez Alberi se apaixonar pelo animal:
— Trabalha o dia todo, não sente nada, não cansa, é um cavalo suave, macio.