Tem investimento novo a ser feito pela francesa Lactalis no Rio Grande do Sul. O valor será anunciado nesta quinta-feira (29) ao governo do Estado e envolve a ampliação da capacidade nas quatro cidades em que a marca tem plantas no território gaúcho. A coluna antecipa que o aporte é na casa de três dígitos dos milhões.
— É um investimento de ampliação de atividade já existente. Para cobrir esses investimentos que serão feitos, precisa crescer 30% da produção de leite. Isso quer dizer que o produtor terá de nos acompanhar, e a gente acompanhar eles — disse à coluna Roosevelt Júnior, CEO da Lactalis Brasil, que está na Expointer.
O maior parque produtor da Lactalis no Brasil fica no RS. São cinco plantas (em Ijuí, Santa Rosa, Teutônia e duas em Três de Maio), com cerca de de quatro mil funcionários. Nos últimos 10 anos, acrescenta Roosevelt Júnior, foram investidos R$ 450 milhões, para desenvolver o parque fabril e, também na captação de leite.
Nessa nova etapa de desenvolvimento, o foco será na produção de queijo, principal categoria da marca francesa globalmente: mais de 35% do faturamento. No Brasil, está atrás desse percentual, ficando entre 3% e 4%. A meta é crescer para 10% em cinco anos, projeta o CEO.
A escolha para aplicar os recursos no R é estratégica do ponto de vista do negócio, mas também tem uma relação com a própria história da marca no pais, afirma Roosevelt Júnior:
— A Lactalis é uma empresa francesa, mas tem um sotaque gaúcho também, e a gente segue apostando no Estado. Em nenhum momento, com toda a crise, o desastre, passou pela cabeça mudar o investimento para outro Estado ou desistir dele.