A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
O inverno começa nesta quinta-feira (20) em todo o Hemisfério Sul e, para as lavouras gaúchas, traz junto um sinal de alerta. A previsão da Nottus, empresa de inteligência de dados e consultoria meteorológica para negócios, é de temperaturas abaixo da média e da possível volta de um La Niña — que pode trazer como efeito a estiagem no Estado. O meteorologista da Secretaria Estadual da Agricultura, Flávio Varone, também projeta menos chuva nesta estação.
De acordo com a sócia-executiva da Nottus, Desirée Brandt, até que ocorra a colheita da safra de inverno, os produtores devem seguir vigilantes quanto às questões climáticas. Varone concorda e pede atenção às baixas temperaturas:
— Essa condição proporcionará ondas de frio mais intensas e poderá ocasionar eventos de geadas mais frequentes.
No Estado, a colheita da safra de verão está praticamente encerrada. Inicia-se, agora, a safra de inverno, que tem o trigo como o principal cultivo. Culturas como aveia e canola, por exemplo, também são semeadas nesse período.
De acordo com a Nottus, as principais baixas na temperatura ocorrerão no mês de julho e de forma esporádica nos demais meses da estação. Já o La Niña deve se consolidar entre agosto e outubro.