A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
De leilões a doações de matéria-prima, o apoio ao agronegócio gaúcho também tem chegado pelas taças em todo o Brasil. É o que busca a campanha #comprevinhogaúcho, da plataforma Brasil de Vinhos, nas redes sociais: incentivar o consumo do vinho gaúcho no país.
Criada no início de maio, a ideia é, justamente, dar fôlego financeiro a toda a cadeia produtiva da bebida prejudicada pela enchente, explica Lucia Porto, uma das sócias do Brasil de Vinhos:
— No início (da tragédia), o mais agudo era salvar vidas. Mas nos demos conta que, dentro de algumas semanas, seria muito importante que as pessoas de fora do Rio Grande do Sul olhassem para nós. O setor precisaria muito da compra de vinho, desse caixa para manutenção de empregos e para a economia como um todo.
Convidados ou espontaneamente, produtores, donos de vinícolas, chefes de cozinha e sommeliers de todo o Brasil — e até de outros países — começaram, então, a gravar vídeos incentivando o consumo do produto gaúcho para a campanha. Da qualidade ao terroir, os "motivos" apresentados nas gravações que têm circulado nas redes sociais são variados.
— Chamamos pessoas de outros Estados para que o público se identificasse com quem estivesse atrás do vídeo, seja pelo Estado de origem, pelo sotaque ou pelo negócio que toca — explica Lucia.
No município de Flores da Cunha, na Serra, Felipe Bebber tem percebido essa maior procura de outros Estados. Dono da vinícola Bebber, ele conta que houve aumento de demanda na base cadastral de clientes e de empresas parceiras do Sudeste e do Centro-Oeste. A vinícola teve dificuldades logísticas e de comercialização, já que boa parte da região que está situada foi varrida pela cheia.
— Com certeza, as vendas estão embaladas por movimentos como esse (a #comprevinhogaúcho) — acrescenta Bebber.