A unidade da JBS de alimentos preparados que fica em Roca Sales, no Vale do Taquari, teve as operações suspensas nesta quinta-feira (02) em razão da chuvarada que atinge a região. Ainda na noite de quarta, a empresa havia confirmado, em nota, que as instalações haviam sido atingidas pelas fortes chuvas, mas que ainda não era possível avaliar o impacto no funcionamento. Naquele momento, os esforços estavam "voltados à integridade de seus colaboradores e da comunidade na região", conforme o comunicado.
Hoje, no entanto, confirmou a necessidade de paralisar o processamento. A situação vivida pela empresa não é isolada. Nas indústrias de proteína animal, há dificuldades em todas as etapas da produção. Não é possível chegar às propriedades de integrados no interior, há dificuldades para abastecimento de ração aos animais. Os funcionários dessas empresas também foram diretamente impactados pelas cheias e muitos estão impossibilitados de se deslocar, com as casas tomadas pela água. Por conta de tudo disso, o processamento de unidades nas regiões do Vale do Taquari e Serra, fica inviabilizado.
_ Há grande dificuldade de obter informação precisa. Parte das regiões não tem luz, internet, celular e possibilidade de transitar, porque caíram pontes, pontilhões, barreiras _ explica Rogério Kerber, diretor-executivo do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do RS (Sips).
A situação atual também afeta o recolhimento de leite. Na quarta-feira, cerca de 30% do volume diário havia sido impactado, conforme o Sindilat-RS, com atrasos e impossibilidade de coleta, por conta impossibilitado de acesso a propriedades do Interior.