Gisele Loeblein

Gisele Loeblein

Jornalista formada pela UFRGS, trabalha há 25 anos no Grupo RBS e, desde 2013, assina a coluna Campo e Lavoura, em Zero Hora. Faz também comentários diários na Rádio Gaúcha e na RBS TV.

Mercado aquecido
Notícia

O que fez a venda de marca de azeite de oliva gaúcho crescer mesmo com preços em alta

Capolivo, de Canguçu, ampliou em 130% a comercialização dos seus rótulos no primeiro trimestre deste ano

Carolina Pastl

Enviar email

A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.

Mesmo com preços em alta e perspectiva de quebra de safra, o mercado segue aquecido para algumas marcas gaúchas de azeite de oliva. É o caso da Capolivo, de Canguçu, no sul do Estado. A empresa registrou crescimento de 130% nas vendas dos seus rótulos no primeiro trimestre deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. 

Diretora de marketing da Capolivo, Carolina Capoani atribui a esse número um trabalho de reforço da marca:

— Houve uma maior participação em inúmeras feiras de negócios, um aumento da procura e reconhecimento pela qualidade dos nossos azeites.

Em 2023, a Capolivo alcançou 80 novos estabelecimentos em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal, além de marcar presença em novas lojas no Rio Grande do Sul.

E o que poderia ter afastado o consumidor, que é o preço do azeite de oliva, que está até três vezes mais alto no mercado, também tem favorecido a marca, na avaliação de Carolina:

— Tem feito com que mais pessoas experimentem e despertem para o sabor, frescor e qualidade dos nossos azeites.

Colhida na Fazenda Tarumã da Boa Vista, em Canguçu, a safra engarrafada que contribuiu para essa alta nas vendas foi a de 2023. No ano, foram produzidos 16 mil litros de azeite de oliva. Uma "super safra", na definição de Carolina.

Neste ano, o excesso de chuva durante os meses de setembro e outubro vai comprometer a produção da marca. As perdas calculadas chegam a 85% da produção, em 100 hectares. Por causa desse cenário, a empresa também deve adiar o projeto de exportação e o de expansão comercial a nível Brasil.

Leia mais colunas de Gisele Loeblein

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Gaúcha Atualidade

08:10 - 10:00