Um encontro marcado para hoje com representantes da Secretaria da Agricultura do Estado coloca à mesa novamente o debate sobre o calendário de plantio da soja. Uma alteração feita pelo Ministério da Agricultura encurtou a janela de semeadura do grão para cem dias. A alteração, conforme representantes do setor, impacta sobretudo na possibilidade de uma segunda safra dentro do mesmo ciclo, em sequência ao milho. O pedido para que a determinação seja revista — no ciclo passado, o período era de 142 dias — já foi encaminhado ao órgão federal. Na cerimônia de abertura oficial da Expointer, o titular da pasta, Carlos Fávaro, falou sobre o assunto.
— A ideia é tirar um posicionamento, fazer um alinhamento com o setor para levar ao ministério — explica Márcio Madalena, secretário-adjunto da Agricultura do RS.
No último dia 28, um grupo de entidades já havia conversado sobre a solicitação. Uma das possibilidades apontadas seria a de regionalização, com áreas diferentes do Estado podendo ter prazos diferentes. O consenso, no entanto, é de que em nenhuma os cem dias preconizados pelo Ministério da Agricultura seriam suficientes. A sugestão que saiu do encontro foi para um plantio de soja entre 1º de outubro de 2023 e 7 de fevereiro de 2024
— Temos de ter, no mínimo 120 dias, de esticar o plantio até 7 de fevereiro. Sem isso, o impacto é reduzir ainda mais a área de milho. Além disso, a safrinha de soja hoje representa 11% da produção de sementes do RS — conta Emar Konrad, vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado (Farsul).
As observações do dirigente tem relação com a prática adotada, em áreas do Estado, de plantar primeiro uma safra de milho (são regiões que semeiam mais cedo), para fazer na sequência um cultivo de soja.
— Não está se falando em fazer soja sobre soja — reforça Madalena.
Com uma proposta “única” em mãos, a secretaria deverá ter um segundo encontro, com a Secretaria da Defesa, para tratar do tema. Como o tempo está correndo, é preciso que a definição saia o quanto antes, a tempo de validar (ou não) o plantio.