O detalhe no café (foto ao lado) servido em evento na Embaixada Britânica em Brasília não é mera coincidência: marca as festividades em torno da coroação do Rei Charles III, que ocorre neste sábado em Londres. No Brasil, a cerimônia alusiva à ascensão do novo monarca britânico foi sede da representação diplomática, na última terça-feira, e contou com um cardápio recheado de cardápio produtos do agro brasileiro: tinha umbu, tapioca, chocolates e cafés, em um total de nove itens.
Todos fazem parte do projeto Agro.BR, uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Apex-Brasil que busca aumentar a participação de pequenos e médios produtores no comércio global e diversificar a pauta de exportação.
A preparação ficou aos cuidados do chef de cozinha paraense Saulo Jenning. Entre os pratos oferecidos estavam dadinhos de tapioca com geleia de umbu e moqueca de pirarucu, com macaxeira, dendê, banana da terra e farofa temperada, queijo meia cura mineiro servido com mel. A sobremesa também incluiu itens de produtores atendidos pelo Agro.BR: creme de cupuaçu com geleia de umbu, nibs de cacau e farofa de castanhas do Pará. Também foram entregues cestas com esses produtos, com informações sobre os produtores rurais para os convidados da celebração.
Os produtores por trás do cardápio
- Dadinhos de tapioca, da empresa Akio, de São Paulo
- Geleia de umbu e creme de cupuaçu,da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), da Bahia
- Farofa temperada, da Tabuleiro da Chef, da Bahia
- Queijo meia cura, Fazenda Generosa, de Minas Gerais
- Mel de aroreira, da Cooperativa dos Apicultores do Norte de Minas (Coopemapi)
- Nibs de cacau e a farofa de castanhas do Pará, da empresa Floresta em Pé, do Mato Grosso
- Café especial, da Moncerrado
- Chocolate Chor Chocolates, da Bahia