Foi a perspectiva de ultrapassar os limites de Estrela, no Vale do Taquari, que motivou a Cromo Química a vender a participação majoritária da empresa à holding brasileira Crop Care.
A partir de agora, a companhia, de São Paulo, que atua na comercialização de insumos especiais para o agronegócio na América Latina, passa a ser sócia majoritária da Cromo Química e a incorporar os produtos da marca — adjuvantes e potencializadores — ao catálogo.
Na prática, com a associação, os 40 produtos da Cromo Química, até então distribuídos no sul e no centro-oeste do Brasil, terão acesso também às prateleiras das 193 lojas do Grupo Lavoro, distribuidora de insumos agrícolas na América Latina e do qual a Crop Care faz parte. Além disso, seus 50 funcionários se somarão às 380 pessoas das empresas que integram a Crop Care.
— A nossa principal missão é sempre antecipar e acelerar o crescimento das empresas que nos associamos. Essa é uma associação que tem muita complementariedade. A Cromo Química vem com a técnica e o portfólio. Nós entramos com o acesso ao mercado, propostas de governança — explica Marcos Freire, diretor de Estratégia da Crop Care.
É por isso que, ainda de acordo com Freire, a Cromo Química foi cuidadosamente selecionada. A holding já tinha no seu portfólio defensivos biológicos da marca Agrobiológica Sustentabilidade, fertilizantes especiais e adjuvantes da Union Agro e agroquímicos genéricos pós-patente da Perterra e K2, mas sentiu necessidade de oferecer “uma linha mais completa de produtos”.
— Nos últimos cinco anos, o mercado de adjuvantes de alta performance e potencializadores cresceu 28% ao ano. É um produto que se mistura ao agroquímico e melhora a sua fixação na folha e, consequentemente, potencializa a produtividade da cultura e economiza no uso de químicos. Pode evitar também problemas de deriva, comuns no Estado — justifica porque o produto está em evidência Josir Neuls, CEO da Cromo Química.
No ano fiscal de 2021/2022, as subsidiárias da Crop Care faturaram, em conjunto, cerca de R$ 438,6 milhões. Valor que agora deve subir com a associação da marca gaúcha.
*Colaborou Carolina Pastl